homunkuli - press release

Zaven Paré

Júlio Rodrigues

Skulptur


Vernissage: Thursday, September 15, 2005, at 7:00 pm

Exhibition: September 16 to October 22, 2005


a exposição

Com a exposição homunkuli Theodor Lindner apresenta dois artistas do Rio de Janeiro, que se ocupam da desconstrução e da reconstrução do corpo humano. Dois posicionamentos que se reportam ao mito de Prometeu - a remodelação e criação do homem por meio de mãos humanas - que se encontra nos primórdios de uma longa tradição na produção de homúnculos. Esta linha se estende desde a história do Dr. Fausto, passa pelo romance gótico - como por exemplo, Frankenstein de Mary Shelley - e atinge o cenário da robótica moderna, cujos avanços técnicos alcançam a ficção.

os artistas

As esculturas de metal de Zaven Paré associam diversos materiais, em sua maioria usados, a conjuntos complexos. Fundamentado na tradição do séc. 19, Paré utiliza Meccano, vidro e plástico para remodelar partes da estrutura do corpo humano e pesquisar seus mecanismos de forma exemplar em partes distintas (rosto, coração, genitália). A remodelação mecânica do corpo como autômato é completada por meio de efeitos óticos e acústicos, e dessa forma lhe concede vida. As obras de Paré remetem aos mundos fantásticos de E.T.A. Hoffmann e Villier de Lisle Adam, porém não sem antes ironizar sua gravidade metálica - como por exemplo, com um balão dançante em uma corrente de ar.

As esculturas de Júlio Rodrigues simulam equívocos visuais calculados. As figuras de embriões flutuantes em líquido conservante são na verdade pele de porco, que o médico Rodrigues costurou sem preocupação com a estética desta intervenção. Desta forma surgem seres artificiais grotescos, cujo caráter de produto está em forte contraste com a divindade da criação. Apresentados em pequenos vidros e imersos em formol, os trabalhos de Rodrigues se colocam no contexto da ciência do séc. 19, enquanto irritantes acessórios de moda como, por exemplo, cílios postiços, estabelecem a ponte com o presente.


Assessoria de Imprensa: Simone Katsuren

zurück