quinze anos - press release

posições na arte alemã desde 1989

Desta vez a Theodor Lindner Galeria de Arte traz a exposição quinze anos com catorze artistas do cenário da arte alemã pós-muro. Com a curadoria de Sheila Cabo, historiadora e crítica de arte, foram pinçados alguns expoentes das duas Alemanhas num passeio pelas diversas linguagens entre fotografia, pintura, gravuras e objetos, todos produzidos nestes últimos 15 anos, desde 1989. A exposição, que conta com o apoio da Fundação Konrad Adenauer, reúne desde o consagrado Sigmar Polke, até o emergente artista Daniel Richter. Trás também a artistas que já estiveram na Bienal de SP, como os fotógrafos Thomas Ruff e Albert Oehlen, mas também Christoph Dahlhausen, sucesso nos EUA, porém ainda inédito no Brasil. Estão presentes também o conhecido A.R. Penck, da Academia de Belas Artes de Düsseldorf e seu aluno-mestre Cornelius Völker, que aos trinta e poucos anos já foi objeto de estudo em monografia acadêmica. Outro aluno pródigo da Academia de Düsseldorf é o pintor Michael Bach e ainda Thomas Grünfeld, Iska Jehl, Thomas Kohl, Walter Dahn, Kirsten Klöckner e Ottmar Hörl compõe a mostra quinze anos. Os preços das obras variam entre R$300,00 e R$15.000,00.

A Theodor Lindner Galeria de Arte entrou com disposição no mercado de arte carioca e vem cumprindo com a promessa de contribuir para a internacionalização das artes plásticas no Rio de Janeiro. Em apenas 7 meses de existência em Ipanema, esta já é a quarta exposição com artistas conhecidos e promessas que despontam no cenário artístico. Depois de abrir a pequena galeria com o consagrado Joseph Beuys, Theodor Lindner juntou os concretistas sul-americanos Almir Mavignier, Carlos Cruz-Diez, Julio Le Parc e o suíço Max Bill e apostou na última exposição no brasileiro Heleno Bernardi (2. prêmio no Salão de Artes do Pará - 2004). Agora festeja com a exposição quinze anos a cena artística da Alemanha reunificada, mas o período também marca a própria trajetória de Theodor Lindner, que há 15 anos se dedica ao mercado comercial da arte e, junto com esta geração de artistas, comprometeu-se com a arte contemporânea.

Curadora: Sheila Cabo mestre em História Social da Cultura pela PUC-Rio e pesquisadora e professora de História da Arte no Instituto de Artes da Uerj e editora da revista Concinnitas, publicação semestral do Instituto de Artes da UERJ. Ela é doutora em História pela UFF com o tema Arte e Modernidade Germânica - 2001

Theodor Lindner Galeria de Arte
www.theodorlindner.com
Rua Visconde da Pirajá, 444, loja 213, Ipanema - Rio de Janeiro - Brasil

horário: terça a sexta de 14:00 às 19:00 horas e sábado de 11:00 às 14:00

os artistas

FOTOGRAFIA

Thomas Ruff - *1958, Zell. Trabalhou com Bernd e Hilla Becher, e trabalhou no grupo de Thomas Struth (Bienal SP 2004) e Andreas Gursky (Bienal SP 2003). É professor da Academia de Belas Artes em Düsseldorf, já expôs em todos os continentes.
Iska Jehl - *1966, Nürnberg. Formou-e na Universidade do Arizona e na Academia de Belas Artes de Munique pertence à geração que incorporou a fotografia e novas mídias em sua linguagem artística.
Thomas Grünfeld
- * 1956, Opladen. Formado pela Escola Superior de belas Artes de Stuttgart e trabalha em Colônia. Pertence à geração 80 da Alemanha e já expôs em diversos países como EUA, França, Inglaterra, Espanha, Itália...
Christoph Dahlhausen - *1960, Bonn. Ele é também violoncelista, estudou medicina e filosofia. Com seu trabalho experimental em fotografia construtivista e minimalista já se consegrou nos EUA, Austrália e Europa. Primeira exposto na América do Sul.
Albert Oehlen - * 1954, Krefeld. Faz parte do grupo "novos selvagens"da geração 80 da Alemanha e teve este ano uma retrospectiva individual no Cantonal des Beaux-Arts de Lausanne.

PINTURA
Michael Bach - *1953, Sehma. Formado pela Academia de Balas Artes de Düsseldorf, foi aluno-mestre de Gerhard Richter. Já pintou paisagens no Rio de Janeiro. Teve obras expostas no Japão, China, França Itália...
Thomas Kohl - *1960, Düsseldorf. Estudou filosofia e depois escultura e pintura na Academia de Belas Artes de Düsseldorf, onde foi aluno de Gerhard Richter. Teve várias exposições na Suiça, França e Alemanha.
Walter Dahn - *1954, Krefeld. Foi aluno de Joseph Beuys e integrante do grupo "Mühlheimer Freiheit" cujas atividades cunharam o termo conhecido "novos selvagens" para esta geração de artistas.
Cornelius Völker - *1965, Kronach. Aluno-mestre de A. R. Penck na Academia de Belas Artes de Düsseldorf. Já expôs na Dinamarca, Bélgica, EUA, Holanda...GRAVURA
Daniel Richter - *1962, Eutin. Formado pela Escola Superior de Belas Artes de Hamburgo, foi aluno de Werner Büttner e assistente de Albert Oehlen. Trabalha em Hamburgo e Berlin. É aua a frase: "Beleza com confusão, verdade com colisão"
A.R. Penck - * 1939, Dresden. Seu nome verdadeiro é Ralf Winkler. Artista autodidata até assumir uma cátedra na Academia de Belas Artes de Düsseldorf em 1989. É bastante conhecido também no Brasil e em todo o mundo, tendo as suas obras mais valorizadas no momento na Alemanha.
Sigmar Polke - * 1941, Oels. Consagrado artista no mundo inteiro, formado pela Academia de Belas Artes de Düsseldorf, foi professor na Escola Superior de Belas Artes de Hamburgo e hoje vive e trabalha em Colônia.

OBJETOS
Kirsten Klöckner - *1962, Braunschweig. Estudou escultura com Ruthenbeck na Academia de Belas Artes em Münster e fundou a Editora e Galeria Köckner. Vive e trabalha em Berlin.
Ottmar Hörl - *1950, Nauheim. Formado pela Academia de Belas Artes de Frankfurt e pela academia de Belas Artes de Düsseldorf e hoje se destaca com grandes intervenções urbanas como as milhares de corujas que levou à Atenas nas Olimpíadas.


assessoria de imprensa : Sabine Bartlewski

zurück